SUPLEMENTOS
Whey Protein Concentrado 100%
A WPC apresenta maior concentração de cálcio, maior aceitação em termos de palatabilidade, e ainda, possui um ótimo aporte proteico.
Ainda, é uma proteína com alto valor biológico, apresentando todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que nosso organismo não produz e que precisam ser ingeridos via alimentação e/ou suplementação.
Produto com excelente custo x benefício ao consumidor. Entrega de aporte proteico em excelente quantidade a custo acessível.
A obtenção de uma WPC a partir do soro do leite é feita através de uma tecnologia chamada ultrafiltragem, onde é possível extrair diferentes concentrações de proteína como: 24%, 34%, 60% e até 80%. O produto final contém lactose, o carboidrato do leite.
São várias as situações em que a proteína do soro do leite pode ser utilizada:
Pensando em Saúde, o consumo de proteínas está associado com melhora da função vascular e endotelial, e, também, redução de fatores de risco lipídico;
Podemos associar o consumo proteico à Saciedade e Controle de Apetite, quando combinados à ingestão de fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico;
Ação em prevenção, manutenção e aumento de massa muscular. O consumo adequado de proteínas ao longo do dia impacta positivamente na composição corporal muscular;
Consumo proteico antes de dormir também pode impactar positivamente no aumento de massa muscular, diminuindo o catabolismo do período de jejum.
Whey Protein Isolado
As propriedades funcionais, juntamente com a presença de proteínas com elevado valor de aminoácidos essenciais, conferem ao soro lácteo a característica de produto de alto valor nutricional e elevada qualidade proteica.
Os isolados proteicos possuem mínimas quantidades ou são isentos de gordura e lactose, além de apresentarem elevada solubilidade em diversos valores de pH, permitindo assim, sua utilização em bebidas que fornecem elevada quantidade proteica.
Por serem facilmente digeridas e prontamente absorvidas pelo organismo, as proteínas do soro do leite contribuem com a síntese proteica e são muito úteis após situações de estresse metabólico, onde a necessidade de reposição proteica é imediata.
Diferenciais da Proteína Isolada do Soro do Leite
A proteína isolada do soro do leite apresenta propriedades funcionais em função da sua alta concentração proteica. Pode contribuir:
Aumento da síntese proteica miofibrilar;
Aumento de força;
Melhora da performance;
Contribuição em treinamentos, promovendo ganho de massa muscular;
Ação antioxidante devido à glutationa, exercendo papel imunomodulador;
Auxilia em programas de emagrecimento, promovendo a saciedade e redução de apetite;
Pode auxiliar em quadros de hipertensão arterial sistêmica;
Pode atuar na prevenção e tratamento da sarcopenia;
Aporte às necessidades diárias de cálcio.
3W
Existem três tipos de proteínas do soro do leite (Whey Protein) obtidas por processos diferentes: Concentrada, Isolada e Hidrolisada.
Whey Protein Concentrado (WPC): A obtenção de uma WPC a partir do soro do leite é feita através de uma tecnologia chamada ultrafiltragem, onde é possível extrair diferentes concentrações de proteína como: 24%, 34%, 60% e até 80%. O produto final contém lactose, o carboidrato do leite.
Whey Protein Isolado (WPI): Com uma etapa adicional de microfiltração, o conteúdo de proteína da WPC 80% pode ser ainda mais concentrado para 90%, onde há remoção de gordura extra, apresentando mais proteínas e uma quantidade muito pequena ou nula de lactose.
Whey Protein Hidrolisado (WPH): Pode ser obtida através de uma WPC ou WPI, em que sofre hidrólise, ou seja, a quebra das ligações entre os aminoácidos que formam a proteína. O produto é composto por aminoácidos livres, que são mais rapidamente absorvidos.
Proteína Vegetal
Existem vários tipos diferentes de proteína em pó vegana, assim como existem diferentes formas de proteína em pó regular. Veja os diferentes:
Proteína do arroz integral
Este pó de proteína é derivado do arroz integral e é ideal porque é considerado extremamente hipoalergênico.
Não há glúten, sem laticínios, sem soja, sem ovo etc., que muitas pessoas são alérgicas. Isso o torna ótimo para pessoas que sofrem com alergias alimentares.
A proteína de arroz integral é uma ótima fonte de proteína, portanto, naturalmente, promove o crescimento muscular e a perda de gordura, mas também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
Proteína da ervilha
Derivada de ervilhas partidas, a proteína de ervilha é uma ótima fonte de Arginina, que é um aminoácido necessário para a síntese de proteínas e crescimento muscular.
Quando nos exercitamos, ficamos doentes ou estressados, os níveis naturais de Arginina caem, e é por isso que a proteína da ervilha é tão benéfica.
Também é ótimo para pessoas que sofrem de alergias alimentares.
Proteína de cânhamo
A proteína de cânhamo vem de sementes de cânhamo e é ótima porque é uma proteína de alta fibra que é considerada de ótima qualidade.
Tem uma alta taxa de digestibilidade e possui um perfil de conteúdo de aminoácidos extremamente impressionante.
A fibra ajuda na digestão e na saúde digestiva, e estudos também revelaram que a proteína do cânhamo também pode ajudar a combater a fadiga.
No geral, todos os itens acima têm seus próprios benefícios, sabores, texturas e funções únicas no corpo humano. Eles podem ser consumidos individualmente, ou há blends combinando os três.
Whey Blend
Um suplemento proteico pode ser formado pela associação de várias fontes alimentares, objetivando um aporte satisfatório de proteínas ao organismo? E que essa associação pode proporcionar um produto completo, rico em qualidade nutricional e com excelente custo/benefício?
Sim, esse é o propósito do Whey Blend: a associação de Proteína Concentrada do Soro do Leite com Proteína Isolada da Soja, fornecendo um produto de alto valor biológico que pode ser utilizado para as mais diversas finalidades e objetivos, quando o assunto é prevenção, manutenção e/ou ganho de massa muscular.
As Proteínas presentes no Whey Blend
Proteína Concentrada do Soro do Leite (WPC):
A WPC apresenta maior concentração de cálcio, maior aceitação em termos de palatabilidade, e ainda, possui um ótimo aporte proteico.
Ainda, é uma proteína com alto valor biológico, apresentando todos os aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que nosso organismo não produz e que precisam ser ingeridos via alimentação e/ou suplementação.
Proteína Isolada da Soja:
Quando pensamos em fontes proteicas de origem vegetal, a soja torna-se uma excelente opção dada a qualidade de proteínas que é relativamente semelhante ao das proteínas animais, em termos de: quantidade proteica, de BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada), de leucina e de aminoácidos essenciais.
Estudos mostram que as proteínas vegetais, assim como proteínas de origem animal, são capazes de estimular a síntese proteica nos pós treino, desde que ajustadas as quantidades para oferta adequada de aminoácidos.
De acordo com a literatura, para efeito anabólico em uma refeição, é necessário pelo menos 2.5 g de Leucina, e próximo a 11 g de EAA na porção consumida. Diante disso, é possível maximizar um ganho de massa muscular com um blend proteico.
Hipercalórico
O hipercalórico e um produto a base de carboidratos e, como o próprio nome diz, oferecerá uma dose extra de energia para o seu dia.
Ele geralmente é utilizado em condições onde a quantidade de energia consumida no dia não é suficiente para suprir a necessidades calórica.
Além do carboidrato, o hipercalórico conta com uma porção de proteínas de alto valor biológico, que também irá auxiliar na ingestão diária deste nutriente.
O principal objetivo do hipercalórico é disponibilizar alta quantidade de energia ao indivíduo e, quando ele é associado à prática de atividade física, como musculação por exemplo, ele será seu grande aliado para o ganho de peso corporal e consequentemente massa muscular, assim como força.
Sendo assim, irão se beneficiar:
Indivíduos com metabolismo muito acelerado e/ou alto gasto calórico com atividades físicas;
Necessidade de ganho de peso para situações de desnutrição e/ou baixo peso;
Complementar as necessidades calóricas quando há dificuldade de ingestão de grande volume de alimentos sólidos.
Para quem está em processo de emagrecimento, o hipercalórico não é recomendado. Lembre-se sempre que ele oferecerá calorias para seu dia alimentar!
Creatina
A creatina auxilia no aumento do desempenho físico durante exercícios repetidos de curta duração e alta intensidade.
Formada a partir da associação de três aminoácidos de alto valor biológico (arginina, glicina e metionina), a creatina está presente naturalmente em nosso organismo, sendo que cerca de 95% do seu conteúdo é armazenado no músculo esquelético. Auxilia no aumento de desempenho físico.
BCAA
O que são os BCAAs? São 3 dos 9 aminoácidos chamados essenciais (que o corpo é incapaz de produzir), razão pela qual devem ser obtidos exclusivamente através da alimentação ou de suplementação específica.
Dentre os aminoácidos essenciais, os chamados BCAAs são os “Aminoácidos de Cadeia Ramificada”, sendo eles:
LEUCINA
ISOLEUCINA
VALINA.
Pré Treino
O uso de suplementos nutricionais durante o período pré-treino é bastante comum entre atletas ou praticantes de esportes que desejam melhorar o seu desempenho.
Geralmente, a composição dos produtos apresenta uma mistura de ingredientes que atuam em conjunto, proporcionando importante papel na melhoria de performance em exercícios agudos, o que pode aumentar adaptações ao treinamento quando utilizado por um longo período (cronicamente) e em conjunto ao treino.
Beta Alanina
É um aminoácido não proteogênico, ou seja, não participa das vias de síntese proteica. Sua principal função é o aumento de Carnosina Muscular.
Durante a prática de exercícios de elevada intensidade, acontece grande produção e acúmulo de ácido (H+) nos músculos, sendo essa uma das principais causas da fadiga.
A neutralização desses ácidos é realizada pela Carnosina, uma molécula formada a partir da união dos aminoácidos beta-alanina e histidina.
OBSERVAÇÃO: Um efeito muito conhecido para o consumo da Beta Alanina é a parestesia em doses completas, ou seja, aquela sensação de formigar/pinicar.
Arginina
A arginina é um aminoácido que participa de várias vias importantes, sendo uma delas, a via de produção de óxido nítrico (NO).
O aumento da produção de NO através da suplementação pode diminuir o custo do exercício, aumentando a entrega de oxigênio para o músculo e assim, aumentar a performance em exercícios de intensidade moderada, e prolongar o tempo até a exaustão durante exercícios de alta intensidade.
Taurina
A taurina é um composto que está associado com aumento de desempenho, foco e concentração, além de– aumento da sensibilidade à insulina e aumento da quebra de gordura.
Cafeína (Termogênico)
A cafeína é um estimulante que possui benefícios bem estabelecidos para o desempenho atlético em situações de resistência, em exercícios de curta duração, supra máximos e / ou repetidas. Os principais mecanismo de ação da cafeína são: aumento da liberação de endorfina; melhora da função neuromuscular; melhora do estado de alerta e concentração; e, redução da percepção de esforço durante o exercício.
Barra de Proteína
Uma dieta equilibrada, associada a atividade física, fornece vários benefícios ao organismo, dentre eles, o ganho de massa muscular.
O principal nutriente envolvido nesse é a proteína que se relaciona com a síntese e reparação do tecido muscular.
A qualidade proteica é fundamental, sendo que o Whey Protein (WP) apresenta alta concentração de aminoácidos essenciais, rápida digestibilidade e absorção.
Vários produtos têm sido desenvolvidos com o objetivo de aperfeiçoar a ingestão de nutrientes e equilibrar suas necessidades nutricionais específicas.
As barras proteicas tornaram-se uma boa alternativa, pois suprem o gasto imediato de calorias e proteínas.
Praticantes de atividade física consideram prático o consumo de barras, pois são fáceis de transportar, é uma fonte proteica e apreciam o sabor.
L-Carnitina
A L-Carnitina se relaciona ao metabolismo lipídico porque atua como carregadora de ácidos graxos de cadeia longa até o interior das mitocôndrias, a fim de que sejam oxidados para servirem como fonte energética muscular.
As vitaminas do complexo B, como a Tiamina (vitamina B1) e Ácido Pantotênico (vitamina B5), auxiliam no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras e no metabolismo energético, auxiliando positivamente na sua performance durante a prática de exercícios físicos.